quarta-feira, setembro 24, 2008

Síntese de indicadores sociais 2008

O IBGE publicou a pesquisa nacional de indicadores sociais de 2008. Do site do IBGE:

Esta publicação reúne indicadores sobre a realidade social brasileira, abrangendo informações sobre aspectos demográficos, educação, trabalho e rendimento, domicílios, famílias e grupos populacionais específicos – crianças, adolescentes e jovens, mulheres e idosos – entre outros temas, acompanhados de breves comentários que destacam algumas das principais características observadas nos diferentes estratos geográficos e populacionais.

Os indicadores estão apresentados em tabelas e gráficos, para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação e, em casos específicos, para Regiões Metropolitanas. São elaborados, principalmente, a partir de resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, destacando-se, para indicadores selecionados, comparações internacionais com países como Rússia, índia, China e áfrica do Sul, que, juntamente com o Brasil, constituem o grupo “BRICS”, formado por economias potencialmente promissoras.

A publicação apresenta, ainda, um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

O conjunto dessas informações está disponível no CD-ROM que a acompanha e no portal do IBGE na Internet.

A sistematização desses indicadores atende a recomendações internacionais e contribui para a compreensão das modificações no perfil demográfico, social e econômico da população, possibilitando, assim, o monitoramento de políticas sociais e a disseminação de informações relevantes para toda a sociedade brasileira.


Li parcialmente a pesquisa e as notícias são boas. Mostra que o Brasil está evoluindo no plano social graças às políticas implantadas concomitantemente com o crescimento da economia. Espero que nos próximos anos continuemos nessa rota.
A íntegra da pesquisa pode ser encontrada aqui.

Nenhum comentário: