sexta-feira, abril 20, 2007

Integrando instant messengers em um único client

Veja se você já se deparou com este dilema: você tem uma conta no Live Messenger e um amigo seu tem uma conta no ICQ. Você gostaria de conversar com seu amigo a partir do Live Messenger e o seu amigo gostaria de conversar com você a partir do client ICQ.
Atualmente isso não é possível usando os programas oficiais pois os protocolos Live Messenger e ICQ são incompatíveis. O que fazer então? Claro, uma solução seria criar uma conta no ICQ e instalar o programa oficial e o seu amigo pode fazer o mesmo com o Live Messenger, mas obviamente essa não é a solução ideal. Existe uma saída mais elegante que discutirei nesse post.

A integração de redes heterogêneas de comunicadores instantâneos já é possível graças ao protocolo Jabber. O Jabber nada mais é do que outro protocolo de comunicação instantânea. É um protocolo de código aberto e vem ganhando popularidade nos últimos tempos devido a sua grande flexibilidade. É o protocolo usado pelo serviço de comunicação instantânea do Google, conhecido como Google Talk.
Em sua especificação o Jabber define uma entidade chamada transporte. Essa entidade permite a criação de gateways entre as redes de comunicadores instantâneos, permitindo que uma pessoa na rede Jabber comunique-se com outras redes de comunicação instantânea populares tais como Live Messenger, ICQ, AIM e Yahoo! a partir de um mesmo programa.
Veja a tela abaixo. Nessa tela vemos o programa Psi (programa que suporta Jabber) conectado simultaneamente a rede Google Talk e Live Messenger:



Você deve estar se perguntando: legal, mas como eu faço isso funcionar? É muito difícil?
Não. Não é muito difícil. Basta seguir os passos a seguir para Windows:

1. Criar uma conta no serviço Google Talk
Se você ainda não tiver uma conta Google vá até o site do Google Talk e crie uma conta. Essa conta permitirá que você acesse os serviços de instant messaging do Google e é necessária para integrar as outras redes de instant messaging em uma solução única.

2. Vá ao site do Psi, baixe o client e instale na sua máquina
O Psi é um client Jabber que permitirá acessar tanto o Google Talk como as outras redes de instant messaging simultaneamente. Faça o download da última versão

3. Configure o Psi para acessar o Google Talk
Depois de instalar o Psi, acesse o programa e clique no botão do canto inferior esquerdo. Selecione Account Setup.



Clique no botão add



Digite o nome que mais lhe aprouver na caixa Name e clique no botão Add.



Na aba Account entre no campo JabberID o seu usuário criado no passo 1 (por exemplo: josedasilva@gmail.com). Entre no campo password a senha criada no passo 1. No quadro settings marque todos os checkboxes.



Na aba connection marque todos os checkboxes do quadro advanced. No campo host digite talk.google.com e no campo port digite 443.



Clique no botão save e depois no botão close. Pronto, seu Psi está configurado para acessar o Google Talk. Agora só falta alterar o seu status para online para conectar-se a rede:



4. Adicionar o transporte para Live Messenger
Vá até o Psi e clique no botão do canto inferior esquerdo. Selecione Service Discovery.



No campo address digite jaim.at e clique no botão browse.



Clique com o botão direito do mouse em MSN Transport e selecione Register.



Na janela digite seu nome Live Messenger, sua senha do Live Messenger e clique em Register.



O transporte deve aparecer na tela principal do programa. Clique duas vezes no transporte e clique no botão Add/Auth da janela que aparecer.



Feche a janela que sobrou. Agora seus contatos do Live Messenger já devem aparecer na tela principal do Psi.
Para adicionar outros transportes (ICQ, AIM etc.) siga o passo 4 clicando no transporte correspondente que você deseja registrar.

Nenhum comentário: