quarta-feira, junho 21, 2006

Criando computadores virtuais

Máquina virtual é um conceito interessante. A idéia é adicionar uma camada de software em um sistema operacional (pode ser Windows ou *NIX) que abstraia o hardware da máquina e permita que outros sistemas operacionais e aplicações, de plataformas distintas, possam usufruir o mesmo hardware e recursos da máquina física.
Por exemplo, dentro do Windows pode-se rodar Linux e FreeBSD em uma máquina virtual isolada sem que seja necessário instalar os sistemas operacionais em dual-boot.
As vantagens são maior flexibilidade, melhor uso dos recursos e maior controle no uso de recursos. A desvantagem é que dependendo do hardware a máquina virtual pode ter fraca performance em comparação com uma máquina física.
Na prática você precisará instalar um software na sua máquina física que possibilite a criação e controle de máquinas virtuais como o VMWare que adiciona a camada de abstração tanto para Linux como para Windows.
Testei recentemente o servidor virtual VMWare em uma máquina Windows XP com 512 Mb de RAM e processador Athlon XP 1800 e, apesar de estar em versão beta, funciona. Seguem algumas dicas:
  • Antes de instalar o servidor virtual cheque a configuração física de sua máquina. O servidor virtual consome recursos significativos.
  • Máquinas virtuais são mais lentas do que as correspondentes máquinas físicas.
  • Se você pretende rodar Linux em uma máquina virtual a partir do Windows prepare-se pois o Linux fica muito lento.

segunda-feira, junho 05, 2006

Restaurando o MBR no Windows

Há algum tempo atrás instalei Linux no meu computador em um processo de dual boot que me permite rodar o Windows também.
Para esse processo funcionar tive que instalar um gerenciador de boot que me permite escolher qual sistema operacional rodar. Esse gerenciador de boot (GRUB) é instalado na área de boot do disco também conhecida como MBR.
Esse post trata do processo inverso: como restaurar o MBR ao estado original. Pode ser que você julgue isso necessário caso deseje eliminar o Linux e continuar apenas com o Windows ou trocar o Linux pelo FreeBSD, por exemplo.
Existem dois artigos interessantes da Microsoft sobre como efetuar este procedimento.
Link 1
Link 2

quinta-feira, junho 01, 2006

Acessando partições Linux a partir do Windows

Um dos problemas que enfrento é acessar minha partição Linux a partir do Windows.
Tenho um computador com dual boot, mas sempre que preciso acessar um arquivo do Linux e estou usando o XP preciso desligar o computador e bootar o Linux.
Não que seja um grande problema para mim pois não uso Linux com frequencia, mas quando a necessidade surge é um saco.
Agora os problemas parecem que acabaram. Encontrei um driver criado por Stephan Schreiber que pode ser instalado no Windows para acessar partições ext2 e ext3 no Linux diretamente. Suporta leitura e escrita segundo o autor.
Não testei ainda mas ouvi falar que funciona.
Link