quarta-feira, junho 21, 2006

Criando computadores virtuais

Máquina virtual é um conceito interessante. A idéia é adicionar uma camada de software em um sistema operacional (pode ser Windows ou *NIX) que abstraia o hardware da máquina e permita que outros sistemas operacionais e aplicações, de plataformas distintas, possam usufruir o mesmo hardware e recursos da máquina física.
Por exemplo, dentro do Windows pode-se rodar Linux e FreeBSD em uma máquina virtual isolada sem que seja necessário instalar os sistemas operacionais em dual-boot.
As vantagens são maior flexibilidade, melhor uso dos recursos e maior controle no uso de recursos. A desvantagem é que dependendo do hardware a máquina virtual pode ter fraca performance em comparação com uma máquina física.
Na prática você precisará instalar um software na sua máquina física que possibilite a criação e controle de máquinas virtuais como o VMWare que adiciona a camada de abstração tanto para Linux como para Windows.
Testei recentemente o servidor virtual VMWare em uma máquina Windows XP com 512 Mb de RAM e processador Athlon XP 1800 e, apesar de estar em versão beta, funciona. Seguem algumas dicas:
  • Antes de instalar o servidor virtual cheque a configuração física de sua máquina. O servidor virtual consome recursos significativos.
  • Máquinas virtuais são mais lentas do que as correspondentes máquinas físicas.
  • Se você pretende rodar Linux em uma máquina virtual a partir do Windows prepare-se pois o Linux fica muito lento.

Nenhum comentário: