quarta-feira, outubro 25, 2006

Fraudes eletrônicas focam em serviços de home broker

Os hackers agora estão focando os serviços de homebroker em suas ações fraudulentas. Segundo uma notícia publicada no Washington Post só o serviço E-Trade perdeu cerca de USD 18 mln em 90 dias devido a ações de hackers.
Aparentemente os hackers invadem contas de clientes e compram ações tentando inflar os preços artificialmente. Depois vendem as ações obtendo lucro e remetem o dinheiro para o exterior, laranjas ou contar frias. Os sites invadidos prometem ressarcir os clientes embora não sejam obrigados pela lei a fazê-lo.
Isso me fez pensar no mercado nacional de homebroker. Apesar deste mercado ainda ser relativamente pequeno quando comparado ao mercado americano e a outros mercados brasileiros. Segundo a Bovespa as transações efetuadas via homebroker corresponderam a cerca de 6,5% do volume total e cerca de 20% do número de negócios em setembro de 2006. Isso corresponde a cerca de BRL 2,72 bln.
Não é mera especulação inferir que este é um palco muito atraente para os fraudadores digitais pelos volumes envolvidos e pelo crescimento constante no número de negócios. Na minha opinião este mercado necessitará (se já não necessita) de atenção especial das corretoras, bancos, entidades regulatórias e dos próprios investidores.
Sem dúvida é também uma grande oportunidade para as empresas que fornecem soluções de segurança.

Nenhum comentário: