domingo, outubro 16, 2005

Vorbis ou MP3?

Qual o melhor formato para se codificar a sua coleção de músicas? O já maduro MP3 ou o formato gratuito e de código aberto Vorbis?
Já faz algum tempo que tento decidir qual dos dois formatos é melhor para codificar minha coleção de músicas, tentando deixar de lado aspectos subjetivos e me concentrando apenas nas vantagens de um sobre o outro no dia a dia do ponto de vista técnico. A maior parte da minha coleção está no formato MP3, entretanto ultimamente também comecei a usar o formato Vorbis.
Para quem tem uma coleção grande essa é uma decisão estratégica que deve levar em conta os seguintes aspectos:

1. Qual o uso pretendido para a coleção depois de codificada?
2. Qualidade do formato com relação a taxa de bits pretendida.
3. Suporte ao formato no que diz respeito a tocadores portáteis, PCs e outros softwares e hardwares.
4. Facilidade de organizar a coleção com as ferramentas disponíveis.
5. Expectativa de desenvolvimento futuro do formato.

O usuário deve tentar responder cada uma destas perguntas antes de decidir por um formato ou outro. Vamos tentar analisá-las uma por uma:
Uso pretendido
No meu caso uso estes formatos para ouvir casualmente no meu PC, no meu tocador portátil (Rio Karma) e para gravar CDs para ouvir no carro ou levar em viagens. Para esses fins qualquer um dos dois formatos serve. Já para arquivar músicas é mais recomendado um formato sem perdas ao invés de um formato com perdas.
Qualidade
Para definir qual a taxa de bits mais apropriada você precisa encontrar o que eu chamo de "gatilho de qualidade". Começe com 160Kbps e vá diminuindo a taxa até você notar a diferença entre o original e o MP3/Vorbis.
Depois coloque uma margem de segurança para cima. No meu caso uma taxa confortável é 160Kbps para MP3 e 130Kbps para Vorbis. Para obter estas taxas uso --preset fast medium com LAME (MP3) e -q4.25 com a versão Lancer (Vorbis).
Suporte
Aqui o MP3 é imbatível. É suportado em tudo. Já o Vorbis patina um pouco quando comparado ao MP3...
Desenvolvimento futuro
Dizem que o MP3 é um formato obsoleto, mas está tão difundido que dificilmente será descontinuado no médio prazo. Ainda é continuamente desenvolvido por empresas e grupos específicos.
Já o Vorbis é um formato mais novo, entretanto o desenvolvimento oficial está praticamente parado. Contudo grupos independentes continuam desenvolvendo e já existem versões mais eficientes que o MP3 para a taxa de bits do meu interesse.
Resumindo: a escolha é com certeza uma decisão pessoal, mas tenha sempre em mente qual o seu objetivo antes de fazê-la.

Nenhum comentário: