segunda-feira, outubro 19, 2009

Trecho 2: Rouen - Bordeaux (20/3/2008)

O segundo trecho da viagem foi mais longo. Com cerca de 800km. Saímos cedo para poder aproveitar bem o passeio e não ficarmos muito cansados pois sabíamos que o trecho ia ser mais comprido.

Rouen - Étretat
Não queríamos ir direto de Rouen para Bordeaux. Queríamos passar por algumas estradas vicinais pra ver o interior da França. Escolhemos dar uma passada em Étretat para ver as famosas falésias.
Este trecho tem pouco menos de 100km, entretanto como vai pelas estradas vicinais leva pouco menos de 2 horas, sem parar. Se você resolver parar pra ver a paisagem, o que vale muito a pena, vai demorar mais.


Quando chegamos estava frio e não tem muita coisa aberta nessa época do ano, mas a cidade é charmosa e a praia bem diferente: não tem areia. A praia é de seixos. Vale a pena dar uma volta na praia, subir na falésia, andar no calçadão e visitar as lojinhas. A paisagem é de tirar o fôlego e bem diferente das falésias do Brasil.



Étretat - Mont Saint-Michel
Esta segunda perna tem cerca de 240km. Saímos de Étretat e paramos em Le Havre pra almoçar bem na base da ponte da normandia. É uma estrutura que impressiona e vale uma visita. Depois seguimos viagem até o Monte Saint-Michel.


O Monte Saint-Michel é uma ilha de granito que fica bem perto da costa. Antigamente era ligada ao continente por um braço de terra que na maré cheia era inundado isolando a ilha.
O monte é habitado desde a antiguidade e hoje existe uma abadia e diversas construções de pedra na vila que, na maioria, são lojas.



A ilha fica num local isolado. Para chegar pega-se uma estrada vicinal estreita (cuidado com os ônibus) e estaciona-se no braço de terra que liga a ilha ao continente. Tem que pagar pra parar e para entrar na ilha e não tem como escapar do estacionamento se você for de carro.
Vale a pena visitar a abadia e os museus além é claro das lojas que vendem todo tipo de souvenir que você possa imaginar.

Mont Saint-Michel - Bordeaux
O trecho final da viagem tem cerca de 550km e é o mais longo e cansativo. A paisagem é bonita mas às vezes fica monótona.


Chegamos em Bordeaux a noite e como estávamos cansados e íamos sair no outro dia cedo decidimos não sair pra conhecer a cidade. No mapa abaixo você encontra os pontos de interesse desse trecho e algumas outras dicas.