sexta-feira, agosto 22, 2008

Flickr Slideshow

Resolvi testar o slideshow do Flickr. Vamos ver se funciona.



Parece que funciona bem, não?

terça-feira, agosto 12, 2008

Minha frustração com a TIM

Não sou muito de fazer posts reclamando de algum serviço mas dessa vez não vai ter jeito. Preciso contar essa história para que outros não sofram a mesma coisa.

Primeiro um pouco do pano de fundo dessa história pra que vocês possam entender.

Faz bastante tempo que tenho uma linha da TIM (uns 5 anos pelo menos). Detalhe: linha pós-paga que pago em dia religiosamente. Em outubro de 2007 me mudei para o exterior para passar uma temporada trabalhando e apesar dessa mudança e de não pretender usar esse celular no exterior decidi que gostaria de reter a minha linha. Liguei na central e solicitei como contrapartida um desconto na mensalidade. Foi-me dado um desconto generoso e firmei o contrato por 12 meses que expira em dezembro de 2008. Pelo contrato pago R$12,00 no plano de 60 minutos.

Pois bem, em maio voltei pro Brasil e decidi trocar o meu celular pois o antigo já estava bem capenga. Primeiro solicitei um desconto pela central de atendimento da TIM. Depois de muita enrolação me deram um voucher de R$350,00 para trocar o celular. Achei pouco, mas beleza. Fui numa loja da TIM (a loja do Shopping Paulista em São Paulo) pra comprar o celular e me disseram que pra usar o voucher eu teria que ir numa loja exclusiva pois este não valia nas lojas afiliadas. Não fui informado disso pela central de atendimento.

Umas 3 semanas depois fui na tal loja exclusiva que não é nada perto da minha casa (fica na Rua Bandeira Paulista em São Paulo). Fiquei 1:30 na fila até ser atendido e fui informado de que meu voucher tinha expirado e só poderia ser renovado pela central de atendimento. Liguei na central de atendimento pelo hotline da loja e a atendente não quis renovar o tal voucher. A atendente alegou ainda que não tinha nenhum registro prévio de concessão de voucher de desconto para mim (ou seja, me chamou de mentiroso). Fui informado que mesmo com o longo relacionamento com a empresa eu só poderia ter o desconto oferecido pela loja. Fiquei meio puto mas resolvi ver como era o tal desconto da loja. Segundo um vendedor eu não poderia comprar o celular com desconto na minha linha antiga e apenas numa linha nova. Se quisesse comprá-lo na linha antiga teria que pagar a tal multa de R$270,00 mesmo que abrisse mão dos benefícios e pagasse a mensalidade do plano pós-pago em sua totalidade. A tal linha nova vinha com um celular bloqueado (por 1 ano) e me obrigaria a assinar um contrato de 1 ano com multa recisória de R$250,00 no plano de 60 minutos. Fiquei de pensar e fui embora da tal loja exclusiva. Achei inacreditável o descaso no meu atendimento, mas decidi com muito boa vontade dar uma outra chance pra TIM (me arrependi depois).

Uns dias depois, já mais calmo, fui numa outra loja da TIM (essa fica no Shopping Ibirapuera). Já tinha desencanado do voucher e achei alguns modelos interessantes. Comprei o tal celular numa nova linha num plano de 60 minutos. Achei uma sacanagem não poder cancelar a linha antiga, mas a mensalidade com o desconto que tenho é bem baixa e pretendo cancelar a linha no fim do contrato mesmo.

Minha satisfação durou pouco e nessa semana decidi que provavelmente vou cancelar ambas as linhas no fim do contrato (senão antes). Eis os motivos:
  • Acho que meu caso do voucher foi muito mal encaminhado pela TIM. Fiquei insatisfeito em todos os momentos em que reclamei, fui tachado de mentiroso e não creio que uma solução adequada foi dada pela empresa.
  • Ao ir nas lojas da TIM e falar com os atendentes pela central de atendimento a impressão que tive é que a TIM pensa estar me fazendo um favor ao me atender. Nem parece que graças às mensalidades que pago (e que outros clientes pagam) é que essa empresa existe. Vamos ver como vai ser quando eu cancelar as linhas e migrar para a concorrência.
  • Me senti lesado ao ter que adquirir outra linha pra ter o desconto no celular na loja.
  • Tive um problema pequeno com o celular (um barulhinho agudo ao falar no telefone) e a loja não quis trocá-lo dentro do prazo de 7 dias que consta no código de defesa do consumidor. Inicialmente alegou que o aparelho não tinha problema nenhum (segunda vez que sou chamado de mentiroso pela TIM) e depois transferiu a responsabilidade para o fabricante. É um problema pequeno com o qual posso conviver, mas acho que a loja deveria ter trocado o aparelho de imediato ao invés de colocar empecilhos e duvidar da minha palavra.
  • O site da TIM está fora do ar há 2 dias. Liguei 4 vezes no serviço de atendimento deles e as atendentes têm a cara de pau de dizer que o site está com uma "pequena lentidão". O site não está com uma pequena lentidão. O site está fora do ar. Não funciona, e os serviços não podem ser acessados. Fui informado de que não há previsão para restauração das atividades.
  • Alguns dias depois da compra visitei o site da Claro (que funciona) e achei o mesmo celular que comprei num plano de 70 minutos pela metade do preço cobrado pela TIM.
Por tudo isso perdi a confiança na TIM e pelas conversas que tenho tido com outros colegas não sou o único.
No meu caso acho difícil conseguir alguma compensação da empresa que não seja pela via do litígio legal. Ainda não decidi se vou enveredar por esse caminho mas posso dizer que tenho muita vontade de processar a TIM. Minha única defesa no momento é mudar de operadora, coisa que vou considerar com carinho.

Vejam abaixo recursos que podem ser úteis para outros consumidores que se sentirem lesados:

Procon
IDEC
Anatel - Ranking de Reclamações
Anatel - Reclamações
Claro
Market Share de Telefonia Móvel