quinta-feira, janeiro 25, 2007

Pois é, voltei

Vejam só como é a vida. Em outubro de 2006 movi meu blog pro serviço do Wordpress porque achava que a quantidade de hacks que eu tinha que manter aqui no Blogger era muito grande. Tudo isso pela falta de funcionalidades que eu julgava necessárias.
Logo depois que eu mudei, descobri que o Google lançou uma nova versão do Blogger que integrava uma série das funcionalidades que eu já buscava há algum tempo. Fiquei numa sinuca: manter o serviço no Wordpress ou voltar pro Blogger? Resolvi voltar por alguns motivos:
  • O Wordpress não aceita Javascript nem nos posts nem nas barras laterais. Isso acaba com uma série de funcionalidades que eu julgava estar pronto pra perder, mas ainda não estou.
  • O backend do Wordpress tem dificuldade em tratar caracteres UTF-8. Mandei feedback sobre isso diretamente aos desenvolvedores e no fórum deles. Nenhuma resposta...
  • Fiquei impressionado com alguns blogs hospedados no Blogger que usam a tecnologia AJAX. A flexibilidade é grande e se você é criativo pode fazer muita coisa interessante.
  • Hacks são meio que inevitáveis na blogosfera se você quer ter um blog atraente e funcional para os visitantes. É um mal necessário.
Passei um tempo estudando como funcionam os novos templates do Blogger e mudei também o tema do meu blog. Integrei também alguns hacks pequenos que acho que vão facilitar a vida do leitor:
  • Sumário o full post na página inicial usando Peak-a-boo.
  • Busca no site usando o engine interno no Blogger.
  • Links para tradução dos posts, envio ao del.icio.us e digg.
  • Feed dos comentários a partir do Feedburner.
Talvez eu implemente outros hacks no futuro...
Bom, pretendo migrar os posts do blog do Wordpress pra cá pois não são muitos. O que vai levar mais tempo é adequar os posts antigos deste blog à nova funcionalidade de categorias deixando de lado o hack antigo que eu usava com o del.icio.us.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Boicote a Cicarelli

Esse cara aqui montou um site pra boicotar a Cicarelli. Se você viveu na lua nos últimos tempos precisa saber que ela conseguiu uma liminar para bloquear o Youtube no Brasil, tudo por causa do famigerado vídeo dela "socando" com o namorado na praia.
Numa boa, não tenho nada contra ela mas sendo a pessoa pública que é deveria saber que existe o risco de ser flagrada em vídeo se decidir meter na praia... Principalmente no meio do dia!! Se eu fosse ela eu capitalizaria essa exposição maior conseguida por causa desse vídeo ao invés de perder meu tempo tentando fazê-lo desaparecer. Sumir com esse vídeo será impossível agora que já está difundido na internet.
O problema todo é o precedente legal que isso abre. Alguns dizem que essa pode ser a volta da censura.